top of page

Sala de Leitura Cecília Meireles em Justa Celebração! (recordando Cecília Meireles)

  • grupobombando
  • 2 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

A Sala de Leitura da Escola Engenheiro João Thomé foi palco de um projeto que trouxe muita satisfação a todos os envolvidos. Conhecer um pouco da vida e obra de Cecília Meireles de maneira interdisciplinar foi uma experiência cheia de aprendizado e prazer!

Professora Ruth Nobrega, regente da Sala de Leitura, conversando com os alunos sobre a mostra.

Em memória do 51º aniversário da morte da maior poetisa brasileira, Cecília Meireles, a sala de leitura, que leva seu nome na Escola Municipal Engenheiro João Thomé, organizou a exposição “Passeando pelos Jardins de Cecília - Mulher, Carioca e Poetisa” no último dia 23 de novembro.

O evento foi montado no espaço da sala de leitura da escola para aproximar, ainda mais, os participantes do clima de arte e cultura.

De caráter interdisciplinar, o projeto contou com a colaboração e participação de diversos professores que elaboraram e desenvolveram atividades levando suas turmas a pensar, repensar, refletir e produzir trabalhos plásticos, dramatizações, cartazes e declamações inspirados na obra de Cecília Meireles.

Inspirados pela obra de Cecília Meireles, os alunos criaram diferentes trabalhos artísticos.

A primeira fase do projeto foi a seleção e posterior montagem de minicenário com objetos de época tais como, vestimenta, adornos e escrivaninha com livros remetendo ao escritório da poetisa Cecília Meireles.

Nesse local, foi disponibilizado um ambiente para fotos, onde as alunas que desejassem poderiam se caracterizar com trajes e adornos de época e os alunos vestir a camiseta temática da exposição. Todas essas ações aconteciam sob orientação, paciência, carinho e competência da professora Simone Xavier. Juntando poema e arte, foi possível promover uma mostra dos trabalhos elaborados em sala de aula.

Sob a orientação da professora Aline Telles, regente da disciplina de Artes Plásticas, as turmas de 8° ano produziram colagens do rosto de Cecília Meireles inspiradas no poema“Flor Amarela”. Suas turmas de 9°ano colaboraram com belíssimos desenhos com linhas e círculos, que remetem a movimento, dança e ilustraram o poema “A Bailarina”.

Alunos do programa Mais Educação declamando vários poemas de Cecília Meireles.

Os alunos do programa Mais Educação, coordenado pela professora Silene Steenhagen, sob a orientação da professora Ruth Nóbrega e coordenação da professora Orcydneia Knaip realizaram um sarau onde foi apresentada a biografia de Cecília Meireles.

Os alunos declamaram vinte poemas, dentre os quais estavam “Ou isto, ou aquilo”, “O eco”, “A bailarina”, “Soneto VIII”, “Pescaria”, “Retrato”, “Motivo”, “O último andar”, “Os carneirinhos” e “As bolhas”.

Os trabalhos de interpretação textual e mostra teatral elaborados e apresentados pelos alunos do 9º ano foram realizados sob a orientação da professora Magna García da Costa, que trouxe como referência o poema "Infância".

Após a leitura e reflexão do texto, foram criados cartazes que ilustravam as diferenças entre a infância no passado e na atualidade. Alguns alunos apresentaram uma esquete teatral retratando a infância interrompida das crianças menos favorecidas economicamente e a infância perdida pelos mais abastados em consequência do uso desregrado dos jogos eletrônicos, da internet e do consumismo.

Com base, também, no texto “Infância”, os alunos foram divididos em trios e produziram textos em prosa e verso refletindo sobre o assunto discutido.

INFÂNCIA 450

VIVIA-SE UMA INFÂNCIA FELIZ SEM TER COM O QUE SE PREOCUPAR APENAS SE VIVIA PARA BRINCAR

HORAS E HORAS SE PASSAVAM, BRINCANDO SEMPRE EM UMA ESTRADA HORAS FUTEBOL, HORAS QUEIMADO

MAS O QUE IMPORTAVA ERA UMA INFÂNCIA IDOLATRADA HOJE EM DIA, O QUE É A INFÂNCIA?

PASSA O TEMPO, PASSAM DÉCADAS CADÊ AS BONECAS?

PASSAM O VENTO E O TEMPO E O BRINQUEDO ENTRA EM ESQUECIMENTO HOJE EM DIA QUEM COMANDA É A TECNOLOGIA

COM SUAS REDES SOCIAIS E SEUS JOGOS A INFÂNCIA FICOU COMO O VENTO ASSIM VIAJANDO EM UM RIO DE ESQUECIMENTO

Texto de Carlos Henrique Gomes do Nascimento, aluno da turma 1901

Aluna Jhullya Andrade vestida com trajes de época faz uma viagem no tempo enquanto estuda sobre Cecília Meireles.

O projeto desenvolvido com a E. M. Engenheiro João Thomé trouxe grande satisfação a todos os participantes!

O Rioeduca parabeniza toda a comunidade escolar e agradece a parceria da professora Ruth Nóbrega, regente da sala de leitura, que colaborou com o texto para essa publicação.

Contato da escola: emthome@rioeduca.net

E você, professor, também tem algum projeto para compartilhar?

Então entre em contato com o Rioeduca, e divulgue!

NEILDA SILVA

neildasilva@rioeduca.net


 
 
 

Comentários


Posts em Destaque
Posts Recentes
Aquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 POR GRUPO BOMBANDO

CNPJ: 14.771.025/0001-01

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Classic
bottom of page